global.stay-tuned

Construindo boas amizades

As amizades estão entre os laços mais importantes de nossas vidas. Todos nós precisamos de um ombro amigo para...

Construindo boas amizades

As amizades estão entre os laços mais importantes de nossas vidas. Todos nós precisamos de um ombro amigo para chorar, de uma parceria para aventuras, de uma risada para acompanhar a nossa. É importante que esses vínculos sejam construídos desde a infância para que as crianças cresçam sabendo que ninguém anda só. Mesmo com o amor do pai e da mãe, faz um bem danado ter um amiguinho da mesma idade, que vive a mesma fase da vida e curte coisas semelhantes. 

Além disso, construir amizades desde a infância fomenta uma gama de benefícios na formação de uma pessoa. São eles:

  • desenvolvimento de empatia
  • melhor articulação da comunicação
  • aprendizado sobre convivência
  • estímulo da criatividade

Todos que tiveram bons amigos de infância sabem bem a importância que estas presenças tem. As memórias de brincadeiras e momentos especiais compartilhados perduram por toda a vida. Agora, como pais e educadores, precisamos incentivar os pequenos de hoje em suas experiências de amizade. 

Algumas crianças são tímidas e enfrentam dificuldades para socializar. Ajude seu filho a se sentir mais confiante nas interações sociais e a escolher bem as companhias com as quais formará laços.

Devemos respeitar a individualidade de nossos filhos e dar espaço para que desenvolvam suas amizades com autonomia, mas podemos dar uma forcinha sem ser invasivos. Confira:

  • Inclua seu filho em diferentes ciclos sociais para que tenha várias oportunidades de socializar. Escola, igreja, aula de natação, vizinhança do condomínio, trabalhos voluntários.
  • Fale sobre suas próprias amizades, eduque pelo exemplo sendo um bom amigo e mostre a importância que eles têm em sua vida.
  • Converse com seu filho sobre os sentimentos que eles costumam ter. Crie um espaço seguro para que ele se abra e desabafe inclusive quando tiver dificuldades para fazer amigos. 
  • Incentive seu filho a chamar os amigos para uma visita, um jogo de tabuleiro, um filme na sala de casa, um piquenique no parque, um pique-esconde no quintal. 

Seu filho será eternamente grato por isso e, se tudo der certo, algumas das amizades que começaram na infância vão durar para sempre.